QCTS logo.jpg

SOLUÇÕES QUE OFERECEMOS

Veja como a QCTS pode ajudar em certificações e acreditações

Nós podemos realizar os seguintes #Jobs em todo o Brasil:

  • Consultoria/Assessoria;
  • Auditoria de diagnóstico, auditoria interna, auditoria em fornecedores;
  • Treinamentos In Company (vamos até você!) e treinamentos abertos (local fixo em São Paulo).

 

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS NORMAS DE PROFICIÊNCIA

ABNT NBR ISO 9001  Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos

 

Escopo: "Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização:

a) necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e

b) visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis."

 

Atualmente na versão 2015, esta norma é conhecida como uma norma de entrada para quem deseja conhecer mais sobre como a ISO é estruturada na prática. A ISO 9001 é bastante procurada seja por pessoas individuais buscando conhecimento, seja por empresas buscando entender e aplicar requisitos com ou sem a intenção de conquistar uma certificação.

 

A ISO 9001 é a veterana em termos de aplicação de um documento denominado "ANEXO SL",  que foi desenvolvido para prover uma espécie de estrutura de alto nível a qual determinou assuntos mínimos para existência em normas de sistema de gestão, alinhando estes requisitos com estrutura numérica as quais existe hoje um esforço em harmonizar.

Antes disto, era muito comum haver confusões em sistemas de gestão integrados (uma ou mais normas de sistemas de gestão ou esquemas) devido ao fato que as numerações das normas "não se conversavam", por exemplo:

O requisito para gestão de pessoal estava alocado na seção 7 em uma norma e em outra norma, na seção 4. 

Para mais informações sobre o "ANEXO SL", consulte este link de  um parceiro:

 https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-anexo-sl-e-qual-o-significado-disso/

 

ABNT NBR ISO 14001  Sistemas de gestão ambiental — Requisitos com orientações para uso

 

Escopo: "Esta Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Esta Norma é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade".

 

Logo que a ISO 9001 versão 2015 foi liberada, a nova versão da ISO 14001:2015 foi atualizada.

A ISO 14001 pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, mas geralmente é aplicada quando existe algum requisito maior relacionado às atividades que a empresa exerce e são denominados na norma principalmente como "aspectos e impactos ambientais" e/ou "atendimento aos requisitos legais".

ABNT NBR ISO 45001 Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional - Requisitos com orientação para uso

 

Escopo: "Esta Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) e fornece orientação para o seu uso, permitindo que as organizações proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, bem como melhorando proativamente o seu desempenho de SSO".

 

Esta norma, assim como as demais não está acima da Lei, mas possui seus requisitos regulamentares como atendimento às NRs (Normas Regulamentares) bastante vívido. Assuntos como preparação e respostas às emergências, comunicações com partes interessadas, etc., são demandados e sistematicamente verificados.

 

ABNT NBR ISO/IEC 17025  Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração

 

Escopo: "Esta Norma especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios".

 

Independentemente de se tratar de um laboratório que realiza ensaios para a fábrica ( CLF) ou se se tratar de um laboratório de ensaios vendendo serviços ( CRL ) e independentemente de se tratar de um laboratório que realiza calibrações ( CAL ), trata-se de um conjunto de requisitos para um sistema de gestão que visa garantir confiabilidade aos serviços e tudo o que ocorre direta ou indiretamente sobre eles, considerando incertezas de medições abrangendo desde fatores de infraestrutura, métodos, equipamentos e pessoas.

Para tanto, diversas tratativas que sejam apropriadas aos contextos de medições são implementadas e verificadas sistematicamente, incluindo requisitos explícitos de confidencialidade e imparcialidade, abrangendo sistemas, estruturas hierárquicas, pessoas e interações.

 

Além dos requisitos regulamentares e estatutários e os da própria norma, como se trata de uma acreditação ISO, os requisitos da CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação subordinada ao INMETRO) devem ser observados e aplicados com rigor.

 

ABNT NBR ISO 19011  Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão

 

Escopo: "Esta Norma fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de ges­tão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria. Estas atividades incluem as pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os audi­tores e a equipe de auditoria".

 

A ISO 19011 não é "certificável", mas é utilizada como diretrizes para entendimentos e aplicações práticas em contextos de auditoria, considerando os requisitos prescritivos das normas (seção de "auditoria interna"), os itens adicionais expostos nesta norma podem ser utilizados como gerenciamento de riscos, adaptações rastreáveis de aplicações de requisitos compulsórios das normas de requisitos ou mesmo como melhoria contínua da atividade de auditoria.

É interessante frisar que esta norma foi atualizada em 2018, e nesta época o "ANEXO SL (vide ISO 9001)" já existia e objetivamente isto quer dizer que ela menciona o gerenciamento de riscos de programas de auditorias.

NOTA: A ISO 19001 é a norma-base para a formação de auditores.

 

ABNT NBR ISO 31000 Gestão de riscos - Princípios e diretrizes

 

Escopo: "Esta Norma fornece diretrizes para gerenciar riscos enfrentados pelas organizações. A aplicaçãodestas diretrizes pode ser personalizada para qualquer organização e seu contexto".

 

Por se tratar de uma norma de princípios e diretrizes, somente será usada em sua totalidade se o sistema de gestão prescritivo assim demandar, embora esta norma seja bastante útil para contextualizar e assim melhorar o entendimento sobre gerenciamento de riscos, abordando entendimentos sobre a mentalidade de riscos mencionada em normas de requisitos e todo um caminho até o entendimento da conformidade dos requisitos de gerenciamento de riscos.

 

ABNT NBR ISO/IEC 17065 Avaliação da conformidade — Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços

 

Escopo: "Esta Norma contém os requisitos para a competência, operação consistente e imparcialidade dos organismos de certificação de produtos, processos e serviços".

 

Atualmente na versão 2013, considerando mudanças no setor regulatório no Brasil, além do alinhamento com esta norma passível de acreditação (não certificação) e requisitos da CGCRE, é necessário que os organismos com interesse em conquistar a acreditação e aqueles que estejam acreditados, se apeguem aos  requisitos estatutários e regulatórios em fase de adaptação, cancelamento e/ou mudança no Brasil.

Organismos de certificação de produtos atendem requisitos de sistema de gestão para a certificação e produtos (banheiras, brinquedos, eletrodomésticos, etc.)  e se relacionam com laboratórios acreditados conforme a ABNT NBR ISO 17025 para além do requisito de gestão, se certificar que os ensaios realizados atendam os requisitos regulamentares, cumprindo o seu papel geralmente impactante na sociedade.

 

SA 8000 Responsabilidade Social

 

Escopo: "Esta norma especifica requisitos de responsabilidade social para possibilitar a uma empresa: a) desenvolver, manter e executar políticas e procedimentos com o objetivo de gerenciar aqueles temas os quais ela possa controlar ou influenciar; b) demonstrar para as partes interessadas que as políticas, procedimentos e práticas estão em conformidade com os requisitos".

 

Esta norma não está muito difundida no Brasil, mas existe a tendência em ter maior relevância devido se não relacionada ao "bem querer e core da marca", ao gerenciamento de riscos relacionados com responsabilidade social. A implementação de uma SA8000 (assim como a ISO 14001/ ISO45001) também pode ajudar empresas no melhor entendimento de "Compliance/Conformidade" e sobre como conquistar certificações em esquemas completos como o "Sistema B ( https://sistemab.org/br/quem-somos/ )".

 

Outras normas sob consulta, incluindo normas e esquemas relacionados com:

Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Hospitalar, Indústria Farmacêutica, de Cosméticos e Indústria Alimentícia.

Também temos diversas parcerias técnicas com empresas e profissionais especialistas nas áreas mais complexas no mercado.